
O minicurso “Drummond na sala de aula”, ao longo de três dias, em maio de 2025, acontecerá de forma remota, via Zoom, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de docentes ampliando seus conhecimentos sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, ao demonstrar como sua poesia se relaciona com a história, a política e a sociologia no Brasil. Tomamos como base para este curso os seguintes livros: 1) “Dicionário Drummond” (IMS, orgg. de Eucananã Ferraz e Bruno Consentino); 2) “Drummond: a invenção de um poeta nacional no livro didático” (Edufes, de Maria Amélia Dalvi); 3) “Caderno de leituras: Carlos Drummond de Andrade. Orientação para o trabalho em sala de aula” (Companhia das Letras, org. Murilo Marcondes de Moura). Exploraremos o modo como o poeta é apresentado na sala de aula do Ensino Básico e Superior, assim como nos livros escolares, buscando complexificar sua imagem enquanto poeta e pensador da cultura brasileira.

DIA 1 | 26/05/25 | 19h – 20h30
Introdução à obra de Carlos Drummond de Andrade.
Verbete: “Pseudônimo” (Roberto Said, in: Dicionário Drummond)
DIA 2 | 27/05/25 | 19h – 20h30
Drummond cronista e poeta gauche.
Verbetes: “Gauche” e “Crônica” (Sérgio Alcides, in: Dicionário Drummond)
DIA 3 | 28/05/25 | 19h – 20h30
Drummond no livro didático.
*
Dúvidas: mostradrummondeocinema@gmail.com
*
Currículos:
Roberto Said é Professor de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em História (UFMG,1996); Mestre em Teoria da Literatura (UFMG, 2002) e Doutor em Estudos Literário, na área de Teoria literária (UFMG, 2006). Realizou estágio de Doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA, 2004). Concluiu pesquisa de Pós-Doutorado (UFMG, CNPQ, 2008) . Pesquisa de Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Sorbonne, (2022-23). Experiência na área de Letras, História e Cultura brasileira, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura brasileira, História e memória cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica cultural, poesia contemporânea, literatura e filosofia, literatura e cinema, arquivos e acervos literários, estudos biográficos. Atuou como Editor da Editora UFMG, entre os anos de 2010 e 2015, na condição de Vice-Diretor. Diretor da Editora UFMG (2016). Coordenador do Grupo de pesquisa HI-Fi (Historicidade/ficcionalidade) do Cnpq. Diretor do Acervo de escritores mineiros (2024).
Sérgio Alcides é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFMG. Formado em Comunicação Social, exerceu a profissão de jornalista por cinco anos, antes de fazer mestrado em História e se tornar professor universitário. No ano seguinte, foi fazer o doutorado em São Paulo e acabou radicando-se na cidade por onze anos. Hoje mora em Belo Horizonte e Recebeu o Prêmio Minas de Cultura e o Prêmio Cidade do Recife por seu livro Estes Penhascos (Ed. Hucitec) sobre o poeta Cláudio Manuel da Costa. Organizou uma edição de Eu e Outras Poesias, de Augusto dos Anjos (Ed. Ática). Tem escrito artigos esparsos sobre outros escritores brasileiros e estrangeiros. Como tradutor de poesia, publicou livros e poemas de Ted Hughes, Juan Gelman, Joan Brossa e Philippe Jaccottet, entre outros.
Pedro Rena é doutorando em Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais, em que desenvolve a pesquisa “Drummond e o cinema: Visões das coisas grandes e pequenas”. Mestre em Comunicação Social pela UFMG, na linha Pragmáticas da Imagem (2022). Formado em Letras pela UFMG com Formação Complementar em Comunicação Social (2018). Licenciado em Letras – Português (2024). Organizou e fez curadoria das mostras de cinema “68 e Depois” (2018) e “Drummond e o cinema” (2024), ambas realizadas no Cine Humberto Mauro. Trabalhou como Assistente de direção na produtora Anavilhana Filmes (2016-19).